Mundo árabe aumentará preço do petróleo a força
Os governos de Arábia Saudita, Rússia, Venezuela e Qatar decidiram nesta terça-feira (16) congelar a produção de petróleo nos níveis de janeiro, informou o ministro de Energia e Indústria do Qatar e presidente rotativo da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), Mohammed Bin Saleh Al-Sada.
“A fim de estabilizar o mercado do petróleo, decidimos congelar a produção”, afirmou, em entrevista coletiva realizada nesta terça em Doha, capital do Qatar.
Os países disseram, porém, que o acordo depende da adesão de outros produtores de petróleo ao pacto. Al-Sada acrescentou que busca-se “uma medida que não só beneficiará os países produtores e exportadores de petróleo, mas a economia global”.
Para conseguir isso, o ministro do Qatar anunciou que liderará uma próxima rodada de contatos com países como Irã e Iraque.
Em resposta, a agência de notícias do Ministério de Petróleo do Irã informou que o país não vai abrir mão de sua fatia apropriada no mercado global de petróleo.
“O que é importante é que, primeiro, o mercado está enfrentando um excedente e, segundo, que o Irã não irá subestimar sua fatia”, disse o ministro Bijan Zanganeh, segundo a agência oficial Shana.
Ele também confirmou que vai se encontrar com seus colegas ministros da Venezuela e do Iraque em Teerã na quarta-feira (17).